ULSM | Sustentabilidade ambiental

ULSM | Sustentabilidade ambiental

Central fotovoltaica permite poupança de 280 mil euros por ano.

A instalação de 1.522 painéis fotovoltaicos no Hospital Pedro Hispano, em Matosinhos, reduziu, em pouco mais de um mês, o custo de energia, o que se traduziu numa poupança na ordem dos 33.288 euros. Em comunicado, a Unidade Local de Saúde de Matosinhos (ULSM) estima que a redução da fatura energética possa atingir valores na ordem dos 280 mil euros anuais.

De acordo com dados revelados pela ULSM, em 32 dias já foi possível poupar 30,8 toneladas de carvão e, ao mesmo tempo, evitar a libertação de 36,58 toneladas de CO2 para a atmosfera. Além da redução de custos energéticos, o Hospital Pedro Hispano prevê atingir uma produção superior a 1 000 000 kWh/ano, ao mesmo tempo que reduz a emissão de CO2 em 702 toneladas/ano, estimando uma economia energética anual de 20%.

O comunicado refere, ainda, que está prevista a colocação de mais 600 painéis fotovoltaicos no parque de estacionamento do hospital e que, através do Plano de Recuperação e Resiliência, este projeto vai avançar também em seis Unidades de Saúde Familiar do Agrupamento de Centros de Saúde de Matosinhos, onde vão ser instalados 410 painéis.

O projeto de instalação da central fotovoltaica teve início em 2021 e é uma das medidas estruturantes do Plano de Eficiência Energética e do Plano de Gestão de Carbono da ULSM, que prevê uma redução anual de aproximadamente 4,2% nas suas emissões de CO2 até 2030. Neste documento é assumida a ambição e o compromisso de alcançar emissões líquidas zero até 2050, em linha com o objetivo de neutralidade carbónica.

Ao mesmo tempo, em linha com o Grupo de Sustentabilidade Ambiental da ULSM, está delineada a estratégia que permitirá ao Hospital Pedro Hispano reduzir a sua pegada de carbono, otimizar o uso de energia e o consumo de recursos e materiais, com destaque para o projeto em curso de captura de gases anestésicos do Bloco Operatório, a par da substituição das lâmpadas por tecnologia LED e da melhoria da gestão dos elevadores, entre outras iniciativas.

Para saber mais, consulte:

ULSM > Notícias

Publicado em 06-08-2022

Fonte: https://www.sns.gov.pt/noticias/2022/08/05/ulsm-sustentabilidade-ambiental/

Notícias Recentes