Treino e simulação cirúrgica

Treino e simulação cirúrgica

Hospital Fernando Fonseca cria centro de treino para cirurgiões.

O Serviço de Cirurgia Geral do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF) implementou um centro de treino e simulação cirúrgica, com o objetivo de proporcionar a realização de treinos e testes aos cirurgiões e equipas, permitindo melhorar as suas competências técnicas.

«O treino é fundamental em cirurgia, pois é ele que permite a destreza necessária para que os procedimentos sejam realizados com maior segurança», refere o diretor do Serviço de Cirurgia Geral, Vítor Nunes.

A sala de treino e simulação cirúrgica do HFF está equipada com diversos equipamento e material necessário para o treino de diversos tipos de cirurgia e outros procedimentos, como por exemplo suturas. A utilização de recursos tecnológicos, como o vídeo, é também uma realidade, permitindo a realização de registos dos treinos para posterior análise.

Este centro permite recriar um ambiente muito aproximado daquele que o profissional vai encontrar numa cirurgia real. «Com esta sala, os profissionais do HFF dispõem de um recurso que é uma mais-valia para a prestação dos cuidados de saúde aos nossos utentes, numa área que tem uma expressão relevante na atividade hospitalar», conclui Vítor Nunes.

Nos primeiros seis meses deste ano realizaram-se 6.106 cirurgias no HFF, nas mais diversas especialidades, número que significa uma média diária de 34 intervenções. O HFF dispõe de um Bloco Operatório com 11 salas e de uma Unidade de Cirurgia Ambulatória com quatro salas.

Para saber mais, consulte:

HFF > Notícias

Publicado em 07-08-2021

Fonte: https://www.sns.gov.pt/noticias/2021/08/06/treino-e-simulacao-cirurgica/

Notícias Recentes