SEAS | Investigação Clínica

SEAS | Investigação Clínica

Governo quer duplicar Ensaios Clínicos até ao final da legislatura.

“A área governativa da Saúde assume a ambição de duplicar o número de ensaios clínicos realizados em Portugal até ao final desta legislatura”, anunciou o Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, esta quinta-feira, dia 19 de maio, no Porto.

Na sessão de encerramento da conferência “Dia Internacional dos Ensaios Clínicos – Investigação Clínica em Portugal”, António Lacerda Sales defendeu que “o país tem incrementando a atratividade para o desenvolvimento de novos projetos de investigação, criando valor para os doentes, para quem investe em Portugal e para o nosso país. “Aumentou o número de ensaios clínicos autorizados em Portugal na última década e entre 40 a 50% dos ensaios envolveram medicamentos dirigidos à doença oncológica”, disse.

“A ciência vive de pequenas conquistas. Mas precisamos de mais”, admitiu Lacerda Sales, para apresentar em seguida os objetivos: priorizar o investimento em I&D, atrair investimento farmacêutico, aumentar o número de ensaios clínicos e a taxa de recrutamento de doentes, e apostar na literacia em saúde da população.

Lacerda Sales salientou que esta aposta permitirá “reforçar a estrutura de unidades de I&D, públicas e privadas, e valorizar a inovação”, conduzindo à promoção da investigação em Saúde, “em benefício do doente, ao mesmo tempo que contribuímos para a economia de Portugal”, reforçou.

No final da intervenção, o governante agradeceu aos promotores da iniciativa, salientando que “este é um caminho que só pode ser feito com o apoio e a colaboração das entidades” que constituem “uma verdadeira parceria estratégica”, numa referência à Agência de Investigação Clínica e Inovação Biomédica, à Fundação para a Ciência e a Tecnologia, à Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, à Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica e ao Health Cluster Portugal.

 

Publicado em 21-05-2022

Fonte: https://www.sns.gov.pt/noticias/2022/05/20/seas-investigacao-clinica/

Notícias Recentes