Resposta em Medicina Intensiva

Resposta em Medicina Intensiva

Comissão de Medicina Intensiva distinguida com a medalha de ouro do Ministério da Saúde.

A Ministra da Saúde, Marta Temido, entregou hoje a medalha de ouro do Ministério da Saúde à Comissão de Acompanhamento da Resposta Nacional em Medicina Intensiva, pelo trabalho desenvolvido no combate à pandemia.

«Pelo que nos cuidados intensivos nos ajudaram a fazer e pelo muito que ainda há a fazer», disse Marta Temido, ao entregar a medalha de ouro ao Presidente da comissão, João Gouveia.

A governante falava após inaugurar uma das maiores unidades de cuidados intensivos do país, no Hospital Santa Maria, integrado no Centro Hospitalar e Universitário Lisboa Norte (CHULN).

Depois de inaugurar a unidade, a Ministra, na abertura de uma conferência sobre «A Requalificação da Medicina Intensiva do CHULN», destacou a capacidade de resposta do Serviço Nacional de Saúde (SNS) à pandemia e o investimento feito para reforças equipamentos e recursos humanos, sublinhado que agora se vive «um momento de interregno».

Manter rigor no cumprimento das medidas preventivas é a melhor forma de agradecer a todos os profissionais de saúde o trabalho desenvolvido

Sublinhando que o combate à covid-19 «ainda não terminou», Marta Temido insistiu para que se mantivesse o rigor no cumprimento das medidas preventivas e que essa era a melhor forma de agradecer a todos os profissionais de saúde o trabalho desenvolvido.

Na sua intervenção, João Gouveia sublinhou a importância de o SNS ter capacidade de mudança e de ser uma estrutura flexível, sugerindo a manutenção, de futuro, de unidades de cuidados intensivos «adormecidas» que possam ser reativadas sempre que se justifique.

«Vamos ficar com 941 camas de cuidados intensivos, eram 641. Não podemos ficar iguais», afirmou.

O especialista apontou ainda a importância da formação contínua dos profissionais, da aquisição de competências e da capacidade de diferenciação.

Para saber mais, consulte:

Portal SNS > CHULN | Cuidados intensivos

Publicado em 22-05-2021

Fonte: https://www.sns.gov.pt/noticias/2021/05/21/covid-19-resposta-em-medicina-intensiva/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=covid-19-resposta-em-medicina-intensiva

Notícias Recentes