Reforço da humanização de cuidados

Reforço da humanização de cuidados

Projeto do CHTMAD permite um contacto de proximidade.

No âmbito do projeto “Visita Virtual”, desenvolvido pelos Serviços de Comunicação, Gestão da Qualidade, Gestão da Informação, Grupo de Coordenação Local do Programa de Prevenção e Controlo de Infeções e de Resistência a Antimicrobianos e a Comissão de Humanização do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro , as diferentes Unidades Hospitalares foram dotadas de alguns equipamentos tecnológicos (tablets) doados a esta Instituição, com o intuito de facilitar o contacto dos doentes internados com os seus familiares/cuidadores.

Neste sentido, e numa época de maior distanciamento social, torna-se possível a concretização de uma “visita virtual”, em modo videochamada, entre doentes e familiares/cuidadores incentivando-se, assim, o contacto de proximidade.

Assim, e para que este projeto chegue a todos aqueles que dele necessitam, no momento da admissão do doente, será feito o registo de um contacto telefónico de um familiar/cuidador significativo que, de forma diária, e no período das 13h00 às 21h00 horas, será contactado por um elemento da equipa de enfermagem do Serviço onde o seu familiar se encontra internado, no sentido de se estabelecer esta comunicação que diminui o sentimento de isolamento. Este contacto será efetuado, só e apenas, quando a condição clínica do doente internado o permitir.

Com estes novos equipamentos nas diferentes Unidades Hospitalares, o distanciamento social será encurtado e as ligações emocionais manter-se-ão até a alta do doente internado.

Publicado em 24-12-2020

Fonte: https://www.sns.gov.pt/noticias/2020/12/23/reforco-da-humanizacao-de-cuidados/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=reforco-da-humanizacao-de-cuidados

Notícias Recentes