Receção dos médicos internos

Receção dos médicos internos

Centro Hospitalar Universitário do Algarve recebe 182 médicos.

O Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA) recebeu esta semana 182 médicos internos para desenvolver o seu internato médico na Formação Geral e efetuar a sua especialidade, no âmbito da Formação Especializada.

Na cerimónia de boas vindas, que decorreu no dia 5 de janeiro, em Faro e em Portimão, estiveram presentes os 134 internos da Formação Geral e os 48 médicos da Formação Especializada.

Este importante momento para a formação médica do Algarve e particularmente do CHUA foi partilhado pelos membros do Conselho de Administração (CA), representados pela presidente Ana Varges Gomes e pelo Diretor Clínico Horácio Guerreiro que fizeram questão de receber pessoalmente os novos internos.

Na sua mensagem dirigida aos internos, a Presidente do CA, Ana Varges Gomes, falou sobre a importante missão dos médicos em prol da saúde dos doentes, aproveitando para lançar o desafio aos novos internos para serem exigentes e continuarem a dar o seu melhor.

«Desafiem quem está convosco, desafiem o sistema, sejam a mudança que querem ver no Serviço Nacional de Saúde. Façam o melhor possível, sejam almas inquietas», frisou.

Horácio Guerreiro, Diretor Clínico, aproveitou a sessão para evidenciar as «oportunidades de trabalhar num centro hospitalar em crescimento, como é o caso do CHUA», onde os novos internos podem fazer a diferença e diferenciar-se tecnicamente, com a integração nas equipas através do ensino tutelado, bem como na importante ligação ao mundo universitário e da investigação.

Numa alusão à profissão, o clínico falou ainda da importância das qualidades humanas exigidas aos médicos, bem como dos novos paradigmas da medicina moderna, referindo-se à medicina de precisão e às tecnologias de ponta.

Também o Presidente da Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve, Paulo Morgado, marcou presença na sessão em Faro, onde destacou a importância das novas competências dos médicos, sublinhando como essenciais a interação e a comunicação médico-doente, onde ambos têm que ser parceiros no processo de tratamento.

Estiveram ainda presentes a Diretora do Internato Médico, Ana Camacho, tendo sido acompanhada pelos respetivos adjuntos: em Faro, Ana Paula Fidalgo e, em Portimão, Nuno Vieira.

No âmbito da Formação Especializada os médicos internos foram colocados nas unidades de Faro e Portimão nas seguintes especialidades: Anestesiologia (2), Cardiologia (1), Cirurgia Geral (3), Doenças Infeciosas (1), Gastrenterologia (2), Ginecologia/Obstetrícia (3), Medicina Física e Reabilitação (5), Medicina Intensiva (3), Medicina Interna (10), Nefrologia (1), Neurologia (1), Oncologia Médica (2); Patologia Clínica (2), Pediatria (3), Pneumologia (1), Psiquiatria (6), Radiologia (2).

No que respeita à Formação Geral, por forma a aprofundar os seus conhecimentos em diversos contextos clínicos, os internos vão desenvolver a sua formação, de forma tutelada, em diferentes especialidades e serviços nas unidades hospitalares de Faro e Portimão e ainda nos Centros de Saúde da região.

Para saber mais, consulte:

CHUA > Notícias

 

Publicado em 07-01-2022

Fonte: https://www.sns.gov.pt/noticias/2022/01/06/rececao-dos-medicos-internos-2/

Notícias Recentes