Psiquiatra do CHULN distinguida

Psiquiatra do CHULN distinguida

Manuela Silva vence FLAD Science Award Mental Health 2022.

Manuela Silva, médica do Serviço de Psiquiatria do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (CHULN), é a vencedora do FLAD Science Award Mental Health 2022, com um projeto para acompanhar pessoas com problemas de saúde mental graves após saírem do internamento.

Este é um dos prémios mais importantes na área da saúde mental no nosso país, no valor de 300 mil euros, e vai permitir contratar e formar as pessoas que durante nove meses vão acompanhar quem integra este ensaio clínico.

O projeto vencedor – Effectiveness of the Critical Time Intervention-Task Shifting (CTI-TS) model for persons with serious mental illness discharged from inpatient psychiatric treatment facilities in Portugal – consistirá num ensaio clínico randomizado, monitorizado, que pretende avaliar a efetividade e possibilidade de implementação em Portugal de uma intervenção dirigida às pessoas com doença mental grave no período pós-internamento.

Segundo a investigadora, este projeto “pretende avaliar os resultados de uma intervenção que se destina a melhorar a continuidade e a qualidade dos cuidados a pessoas com doença mental grave, que, infelizmente, muitas vezes têm uma grande descontinuidade nos cuidados que deveriam receber”.

Para este ensaio serão selecionados cerca de 150 doentes saídos de internamentos no CHULN, Centro Hospitalar Lisboa Ocidental e Hospital Beatriz Ângelo.

De acordo com o CHULN, o objetivo agora é contratar quatro pessoas para cada um dos três serviços, formando dois pares por serviço. Cada um destes pares receberá formação para prestar cuidados a pessoas com problemas de saúde mental grave, sendo que uma das principais inovações deste ensaio é o facto de uma das pessoas destes grupos ser alguém que passou por uma experiência de doença mental grave, mas já recuperada ou estabilizada.

Para saber mais, consulte:

Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte

 

Publicado em 23-04-2022

Fonte: https://www.sns.gov.pt/noticias/2022/04/22/psiquiatra-do-chuln-distinguida/

Notícias Recentes