Operação Nariz Vermelho

Operação Nariz Vermelho

Programa «Palhaços Na Linha» promove visitas virtuais nos hospitais.

A Operação Nariz Vermelho (ONV) está a aproximar-se do número de visitas diárias que fazia presencialmente nos hospitais antes da pandemia, mas com ajuda virtual, assegurou à Lusa a diretora de comunicação e angariação de fundos, Carlota Mascarenhas.

A ONV, que visitava 17 hospitais no país, foi obrigada, em março, a recuar temporariamente para seguir as diretrizes da Direção-Geral de Saúde e os pedidos da administração dos hospitais.

Entretanto, a ONV começou a regressar aos hospitais de forma faseada e, sobretudo virtual, voltou ao contacto personalizado em janeiro de 2021, através do programa «Palhaços Na Linha», que se traduz em teleconsultas que ligam os Doutores Palhaços às crianças hospitalizadas.

«Estamos a conseguir voltar ao mesmo número de visitas diárias e ao mesmo número de camas visitados que fazíamos presencialmente, isto representa visitarmos mais de 53 mil crianças por ano. Estamos a recuperar o nível de contacto igual ao programa presencial», disse a responsável.

«Através de um tablet que vai quarto a quarto e cama a cama dos hospitais que visitamos, regressámos ao contacto direto e individual com cada criança nos dias de visitas em que costumávamos ir presencialmente. Voltámos a ter momentos de interação personalizada, no fundo, a porta do hospital ainda não se abriu, mas encontrámos uma janela para regressar e tem sido muito bem aceite pelos hospitais», acrescentou.

De acordo com Carlota Mascarenhas, as crianças que já conheciam a ONV, ficaram muito felizes por voltarem a interagir com os doutores palhaços e as que tiveram um primeiro contacto com os artistas reagiram «surpreendentemente bem», porque o confinamento as aproximou mais das tecnologias para manterem as relações humanas.

Presencialmente, a ONV já regressou a dois hospitais: ao Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão e ao Instituto Português de Oncologia de Lisboa Francisco Gentil.

Publicado em 10-04-2021

Fonte: https://www.sns.gov.pt/noticias/2021/04/09/operacao-nariz-vermelho/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=operacao-nariz-vermelho

Notícias Recentes