Nova unidade de saúde

Nova unidade de saúde

Ministra da Saúde lança primeira pedra da Unidade de Saúde de Alcântara.

A Ministra da Saúde, Marta Temido, e o Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, lançaram esta manhã a primeira pedra da Unidade de Saúde Alcântara, em Lisboa, que terá capacidade para cerca de 15.200 utentes.

Na ocasião, a Ministra da Saúde afirmou que o lançamento da primeira pedra da USF de Alcântara “não é fruto apenas de uma atenção que apareceu agora”. “É resultado de uma visão, de uma estratégia para o país e para a cidade de Lisboa”, defendeu.

Por seu turno, Fernando Medina sublinhou que “a renovação das Unidades de Saúde Familiar da cidade Lisboa era, sem dúvida, algo que a população merecia. Que acabássemos com os centros de saúde em prédios de habitação, muitas vezes mal servidos, com dificuldades de acesso”.

Num investimento total de € 3.102.831,88 (três milhões cento e dois mil oitocentos e trinta e um euros e oitenta e oito cêntimos), suportado pela Câmara Municipal de Lisboa, a nova unidade, localizada na Rua 1.º de Maio, freguesia de Alcântara, em Lisboa, vai permitir o acesso à prestação de cuidados primários de saúde.

A empreitada terá um prazo de execução de 450 dias, prevendo-se a sua conclusão para meados de 2022.

Esta Unidade dispõe de um espaço pensado para utentes com mobilidade reduzida e contempla espaços para os gabinetes médicos, de enfermagem, salas de tratamento, apoio psicólogo, serviço social e secretariado clínico.

Após a cerimónia de lançamento da 1.ª Pedra da Unidade de Saúde Alcântara, seguiu-se uma visita às obras das Unidades de Saúde Familiar (USF) da Alta de Lisboa e Alto dos Moinhos, em Lisboa.

A nova Unidade de Saúde Familiar (USF) do Alto dos Moinhos irá beneficiar uma população de cerca de 15.200 utentes e a USF da Alta de Lisboa, uma população de cerca de 30.400 utentes de oito freguesias do concelho de Lisboa.

Recorde-se que construção destas unidades surgiu no seguimento do acordo de colaboração para a execução do programa «Lisboa, SNS Mais Próximo», celebrado entre a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo e a Câmara Municipal de Lisboa, que visa a instalação de um total de 14 unidades de saúde na cidade.

Publicado em 27-03-2021

Fonte: https://www.sns.gov.pt/noticias/2021/03/26/nova-unidade-de-saude-6/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=nova-unidade-de-saude-6

Notícias Recentes