“Neste verão não dê férias à sua medicação”, alertam especialistas

“Neste verão não dê férias à sua medicação”, alertam especialistas

“Neste verão não dê férias à sua medicação” é o mote da campanha de sensibilização desenvolvida pela Associação Portuguesa de Pessoas com DPOC e Outras Doenças Respiratórias Crónicas (Respira), a Associação Portuguesa de Asmáticos (APA), a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC) e a Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP), cujo objetivo é alertar os doentes respiratórios para o abandono da medicação durante os meses de verão e para as consequências que daí advêm.

Em vigor até ao dia 15 de setembro, a campanha, que conta com o apoio da Novartis, disponibiliza um guia com várias dicas importantes para ajudar os doentes respiratórios a protegerem-se durante o verão, entre outros materiais informativos para sensibilizar tanto profissionais de saúde, como doentes para esta temática.

Estudos indicam que 50% dos medicamentos para as doenças crónicas não são tomados como prescritos pelo profissional de saúde, variando a taxa de adesão à terapêutica entre 22% e 78% no que diz respeito a doentes asmáticos ou com doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC). Além destes dados, existe um claro aumento da asma, com um pico mais acentuado no mês de setembro.

“No verão, os doentes respiratórios costumam descurar a sua medicação e, em alguns casos, chegam mesmo a abandonar a terapêutica. Esta situação leva à exacerbação de novas crises, que não se sentem no imediato, mas que podem ter uma relação direta com este abandono no futuro. Este ano, com a presença da COVID- 19, esta situação torna-se ainda mais grave, na medida em que os doentes respiratórios, que já são um grupo de risco, podem ver o seu estado de saúde agravar-se”, afirma o presidente da SPP, Prof. Doutor António Morais.

“No entanto, sabemos que este tipo de comportamento conduz a situações de risco e por isso torna-se tão urgente alertar todos os doentes respiratórios para a importância de cumprir a terapêutica 365 dias por ano”, salienta a presidente da Respira,Dr.ª Isabel Saraiva.

Publicado em 29-08-2020

Fonte: https://www.newsfarma.pt/noticias/9527-campanha-alerta-doentes-respirat%C3%B3rios-para-o-n%C3%A3o-abandono-da-medica%C3%A7%C3%A3o.html

Notícias Recentes