Maratona da Saúde lança prémios de investigação para financiar área das doenças raras

Maratona da Saúde lança prémios de investigação para financiar área das doenças raras

A associação sem fins lucrativos, Maratona da Saúde, abriu à comunidade científica, a 16 de março, o seu concurso anual. São os “Prémios Maratona da Saúde em Investigação Biomédica”, relativos à 7.ª edição, que foi dedicada às Doenças Raras. A iniciativa destina-se a financiar os melhores projetos nacionais, nesta área, através de fundos angariados junto da sociedade civil.

As candidaturas aos “Prémios Maratona da Saúde de Investigação Biomédica” decorrem até 16 de abril, após um adiamento da calendarização devido à atual pandemia de COVID-19.

O financiamento destes prémios em doenças raras provém, maioritariamente, de donativos angariados durante o espetáculo televisivo da Maratona da Saúde, transmitido pela RTP em outubro de 2020, sob o mote “Será o Raro assim tão Raro”. Além dos fundos angariados, essa jornada solidária representou também um dos mais importantes momentos de sensibilização alguma vez organizado em Portugal na área das doenças raras, com grande parte das entrevistas aos doentes a acontecerem através das plataformas digitais. O que permitiu conhecer e dar voz a várias associações de doentes e suas famílias que diariamente convivem com estas doenças. A Janssen foi um dos parceiros principais da 7.ª Edição da Maratona da Saúde e associará o seu nome a um dos prémios a atribuir.

A Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) apoia a gestão logística deste concurso, incluindo a receção das candidaturas que poderão ser enviadas para o seu site. A avaliação cabe a um júri proposto pela FCT, constituído por cientistas de reconhecido mérito internacional no domínio da biomedicina. O processo de avaliação e seleção é baseado em vários critérios, entre os quais o mérito científico dos candidatos e o impacto que o trabalho de investigação candidato poderá ter na descoberta de melhores tratamentos, cura e prevenção das doenças raras. A atribuição destes prémios incentiva as candidaturas que contemplem parcerias entre instituições de investigação, sediadas em Portugal, e hospitais ou outras instituições de saúde, nacionais ou estrangeiras. 

Os prémios são subdivididos em categoria júnior e sénior e destinam-se a investigadores que pretendam desenvolver um projeto de investigação autónomo sob sua responsabilidade numa instituição com sede no nosso país. Depois de nomeados os melhores candidatos a concurso, o Conselho Científico da Maratona da Saúde escolherá os dois vencedores de acordo com as recomendações do júri.

Os prémios Maratona da Saúde foram criados com o objetivo de promover a investigação científica portuguesa em diferentes áreas da biomedicina, e relacionados com os temas das suas diferentes edições. Até à data, estes prémios em Investigação Biomédica contaram com cerca de 400 candidaturas nas áreas do cancro, da diabetes, das doenças neurodegenerativas, das doenças cardiovasculares e das doenças autoimunes e alergias. O que já permitiu galardoar 15 cientistas, atualmente a desenvolver o seu trabalho de investigação nestas áreas no nosso país.

Segundo a presidente da Maratona da Saúde, Dr.ª Maria de Belém Roseira, “estes prémios são a demonstração de que a sociedade civil também se envolve no financiamento da investigação científica para saúde em Portugal, de forma amplamente participada”.

Cada edição da Maratona da Saúde consiste em várias iniciativas de sensibilização organizadas a nível nacional, culminando num dia solidário emitido em direto, na RTP 1 e RTP Internacional, durante várias horas (maratona televisiva). Este projeto conta com o apoio da RTP, da Fundação Altice Portugal, do Instituto Gulbenkian de Ciência, da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, da Creative Minds, da Cev Fiscalidade, da Vieira de Almeida, da Saúde CUF, da Janssen, da Roche, da Sanofi e de várias associações de doentes e sociedades médicas, assim como com o alto patrocínio da Presidência da República para várias edições do Dia Solidário da Maratona da Saúde.

Publicado em 20-03-2021

Fonte: https://www.newsfarma.pt/noticias/10288-maratona-da-sa%C3%BAde-lan%C3%A7a-pr%C3%A9mios-de-investiga%C3%A7%C3%A3o-para-financiar-%C3%A1rea-das-doen%C3%A7as-raras.html

Notícias Recentes