LPCC atribui bolsa de investigação dedicada a cancro de mama a projeto da FMUL

LPCC atribui bolsa de investigação dedicada a cancro de mama a projeto da FMUL

A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), com o apoio da Ausonia, atribuiu uma bolsa de investigação ao projeto “Monitorização precoce de Cardiotoxicidade durante a Quimioterapia no Cancro da Mama”, da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL) , que traduz uma aposta na investigação científica nacional na área da oncologia e apoio a jovens investigadores portugueses.

A Dr.ª Filipa Machado, que desenvolveu os alicerces do projeto, em conjunto com a responsável da equipa de investigação, a Dr.ª Isabel Rocha, foram as contempladas com a bolsa de investigação da LPCC/ Ausonia, que irá possibilitar a implementação do projeto na FMUL e no Centro Cardiovascular da Universidade de Lisboa.

A criação desta bolsa de investigação dedicada ao cancro da mama apenas foi possível com o apoio da Ausonia, marca de produtos de higiene feminina que, através da sua campanha solidária #UMAPORTODAS, angariou os fundos necessários a esta iniciativa.

As candidaturas à bolsa estiveram abertas entre os meses de janeiro e fevereiro e, durante esse período, por cada embalagem Ausonia vendida, a LPCC recebeu 12 cêntimos, contribuindo com um minuto de investigação na luta contra uma doença que, a nível mundial, atinge uma mulher a cada 15 segundos.

Responsável de marketing da marca AUSONIA em Portugal, Margarida Cabral das Neves afirma que “para a Ausonia foi uma honra poder entrar neste desafio ao lado da LPCC e ter cumprido o objetivo inicial”, agradecendo “às mulheres portuguesas por esta onda de solidariedade e a todas as personalidades, em particular à atriz Sofia Ribeiro, que nos apoiaram na divulgação desta campanha” e desejando que “esta doação abra novas oportunidades no campo da investigação contra esta doença que afeta cada vez mais pessoas.”

O júri da bolsa de investigação foi constituído pelo Prof. Doutor Vítor Rodrigues, presidente da direção da LPCC, Dr.ª Gabriela Sousa, diretora do Serviço de Oncologia Médica do Instituto Português de Oncologia de Coimbra, Prof. Doutor Fernando Schimtt, responsável do Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto e professor de Patologia da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, e ainda pelo Dr. Fernando Castro, presidente da Sociedade Portuguesa de Senologia.

Publicado em 23-07-2020

Fonte: https://www.newsfarma.pt/noticias/9476-lpcc-atribui-bolsa-de-investiga%C3%A7%C3%A3o-dedicada-a-cancro-de-mama-a-projeto-da-fmul.html

Notícias Recentes