Iniciativa pioneira do HFF

Iniciativa pioneira do HFF

Crianças ao volante entre o serviço de pediatria e o bloco operatório.

As crianças internadas no Serviço de Pediatria do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF) vão passar a ir para as cirurgias do bloco operatório ao volante de um carro desportivo elétrico.

Ao longo de uma «autoestrada» criada para o efeito, as crianças vão divertir-se e aprender sobre segurança e saúde, numa iniciativa pioneira a nível nacional.

Em comunicado, o HFF refere que este projeto tem como objetivo minimizar a ansiedade das crianças internadas e dos seus pais, transformando a sua passagem pela instituição, a caminho de uma cirurgia, ou de exames complementares de diagnóstico, numa divertida aventura sobre rodas.

A bordo de um dos três coloridos carros que estão à sua disposição, os mais pequenos substituem as saudades das suas casas e famílias, bem como a tensão e nervosismo que antecedem uma cirurgia, pela diversão de poder conduzir um carro em pleno corredor de um hospital. 

A faixa de rodagem, com 270 metros de comprimento, está delimitada no chão e, ao longo do percurso, podem encontrar adivinhas, jogos e mensagens divertidas relacionadas com segurança e saúde.

Para diretora do serviço de Pediatria do HFF, Helena Loureiro, trata-se de um «projeto muito importante para a humanização dos cuidados de saúde que prestamos às crianças internadas». A propósito deste projeto, a responsável sublinha que «quem diariamente lida com os doentes mais novos e com os seus pais, sabe do impacto psicológico que representa o percurso da enfermaria até ao bloco operatório, pelo que se pretende amenizar sentimentos negativos e proporcionar uma experiência que deixe inclusivamente uma memória positiva da passagem pelo hospital».

Francisca Galhardo Saraiva, médica interna de pediatria no HFF e madrinha deste projeto, realça ainda que «este tipo de intervenção social, em especial nos serviços de pediatria, é muito importante».

O investimento neste projeto tem como objetivo «promover um ambiente mais acolhedor para todos os nossos pequenos utentes, mas é também um ganho para os seus familiares e até para os próprios profissionais de saúde», refere ainda.

A humanização dos cuidados de saúde prestados aos utentes constitui uma preocupação permanente do HFF, sendo que o «Serviço de Pediatria tem-se constituído ao longo do tempo como um baluarte de uma visão que concilia cuidados de saúde de excelência, com uma especial atenção à área da humanização».

Para saber mais, consulte:

HFF > Notícias

 

Publicado em 10-04-2021

Fonte: https://www.sns.gov.pt/noticias/2021/04/09/iniciativa-pioneira-do-hff/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=iniciativa-pioneira-do-hff

Notícias Recentes