Hospital de Dia de Cardiologia

Hospital de Dia de Cardiologia

Centro Hospitalar de Leiria abre unidade de ambulatório.

O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) acaba de abrir o Hospital de Dia de Cardiologia, um espaço dedicado a receber e tratar doentes para procedimentos em ambulatório nas áreas de hemodinâmica, pacing cardíaco, insuficiência cardíaca e para outras técnicas da especialidade. A criação do novo espaço no Serviço de Cardiologia do CHL representou um investimento de cerca de 200 mil euros.

De acordo com o CHL, o Hospital de Dia tem monitores e computadores instalados, e os profissionais dispõem de novos dispositivos de diagnóstico, como holters, ecocardiógrafo e eletrocardiógrafo, equipamentos recentemente adquiridos no Serviço de Cardiologia, que aumentam a capacidade e a qualidade de resposta em várias áreas desta especialidade.

«Os doentes com insuficiência cardíaca são aqueles que necessitam de visualizações rápidas em ecografia, pelo que ter um posto de eco no nosso Serviço permite-nos acabar com o “sobe e desce” dos doentes dentro do hospital para fazer exames, poupando tempo e aumentando o conforto dos doentes. Esta unidade de ecografia deixa-nos fazer tudo, e se necessário, a ecografia transofágica», explica João Morais, diretor do Serviço de Cardiologia do CHL.

«Ao nível dos holters, vamos ficar com capacidade para registar 10 doentes, o que representa duplicar a capacidade em holter, e consequentemente reduzir a lista de espera. Os novos aparelhos têm maior facilidade de leitura e reduzem a margem de erro. Além da utilização no hospital de dia e no Serviço de Cardiologia, os 10 novos e modernos eletrocardiógrafos portáteis possibilitam apetrechar algumas das nossas Urgências, inclusive a Urgência Pediátrica.»

A nova unidade ocupa uma sala ampla, integrada no Serviço de Cardiologia, localizado no 5.º piso da torre nascente do Hospital de Santo André (HSA), em Leiria, com capacidade para ter seis doentes em simultâneo, que conta com um profissional de enfermagem e um assistente operacional permanentes, com o devido apoio médico. Estima-se que anualmente o novo Hospital de Dia de Cardiologia trate perto de 1.000 doentes.

Para saber mais, consulte:

CHL > Notícias

 

Publicado em 18-06-2022

Fonte: https://www.sns.gov.pt/noticias/2022/06/17/hospital-de-dia-de-cardiologia/

Notícias Recentes