Gripe | Reativado Sistema de Vigilância

Gripe | Reativado Sistema de Vigilância

Sistema reforçado com áreas dedicadas a doentes respiratórios.

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) reativou o Programa Nacional de Vigilância da Gripe, que visa estimar a incidência e intensidade da epidemia de gripe, assim como identificar e caracterizar os vírus da gripe em circulação.

O Programa Nacional de Vigilância da Gripe, agora reativado para a época 2020/21, é reforçado este ano com a rede de Áreas de Atendimento Dedicadas aos Doentes Respiratórios.

De acordo com o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, esta alteração vai ao encontro das recomendações da Organização Mundial da Saúde e do Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC, na sigla em inglês), no sentido da adaptação dos sistemas de vigilância da gripe à vigilância epidemiológica da doença causada pelo coronavírus da síndrome respiratória aguda grave 2 (Covid-19).

Até à época passada, o sistema de vigilância da gripe em Portugal era constituído por quatro redes-sentinela (Rede Médicos-Sentinela, Rede de Serviços de Urgência, Rede de Serviços de Obstetrícia e Rede de Unidades de Cuidados Intensivos) e por uma Rede não-sentinela (Rede Portuguesa de Laboratórios para o Diagnóstico da Gripe), mas este ano será reforçado com nova rede sentinela: a Rede de Áreas de Atendimento Dedicados aos Doentes Respiratórios.

As atividades do Programa Nacional de Vigilância da Gripe são desenvolvidas pelo Laboratório Nacional de Referência para o Vírus da Gripe e Outros Vírus Respiratórios do Departamento de Doenças Infeciosas e pelo Departamento de Epidemiologia do INSA, em colaboração com a Direção-Geral da Saúde.

Parte da informação resultante desta vigilância é publicada semanalmente no Boletim da Vigilância Epidemiológica da Gripe, sendo que o primeiro boletim será publicado no dia 8 de outubro.

Para saber mais, consulte:

INSA > Notícias

Publicado em 07-10-2020

Fonte: https://www.sns.gov.pt/noticias/2020/10/06/insa-reativado-sistema-de-vigilancia-da-gripe/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=insa-reativado-sistema-de-vigilancia-da-gripe

Notícias Recentes