FAST-MI: Incidência de insuficiência cardíaca duplica nos doentes com DMT2

FAST-MI: Incidência de insuficiência cardíaca duplica nos doentes com DMT2

“A incidência de insuficiência cardíaca nos doentes com DM tipo 2 é o dobro da dos doentes sem DM”, refere o especialista, salientando a enorme carga deste diagnóstico nos doentes com DM, até mais do que a incidência de eventos coronários (MACE).

O Dr. Rui Baptista comenta, desta forma, o estudo FAST-MI, que utilizou dados de pesquisas nacionais realizadas na França entre 2005 e 2015 em 12.660 pacientes hospitalizados por um enfarte agudo do miocárdio.

Os investigadores tentaram perceber se os pacientes diabéticos eram mais propensos do que os não diabéticos a desenvolver insuficiência cardíaca durante a internamento hospitalar e no ano seguinte. Em pacientes com diabetes, compararam a mortalidade a cinco anos naqueles readmitidos por insuficiência cardíaca não fatal durante o ano seguinte ao ataque cardíaco versus aqueles que não desenvolveram insuficiência cardíaca.

Durante a hospitalização por enfarte do miocárdio, 32% dos pacientes com diabetes desenvolveram insuficiência cardíaca em comparação com 17% dos pacientes sem diabetes. Após o ajuste para outros fatores que poderiam causar insuficiência cardíaca, aqueles com diabetes tiveram um risco 56% maior.

Entre os pacientes com diabetes que estavam vivos um ano após o evento CV, 56% dos pacientes hospitalizados por insuficiência cardíaca durante esse ano morreram nos quatro anos subsequentes, em comparação com 21% daqueles sem insuficiência cardíaca.

Em doentes com DM insulino-tratados que desenvolvem insuficiência cardíaca, a incidência de mortalidade é 73% mais elevada, “o que salienta a importância de nós, enquanto cardiologistas, sabermos identificar e tratar os doente com DM e IC”, sublinha o Dr. Rui Baptista.

As novas estratégias terapêuticas “baseadas em fármacos que simultaneamente corrigem as anomalias metabólicas da DM e previnem eventos em doentes com insuficiência cardíaca, como os iSGLT2”, podem ter um papel preponderante neste contexto

 

Publicado em 28-11-2019

Fonte: https://saudeonline.pt/2019/11/27/fast-mi-incidencia-de-insuficiencia-cardiaca-duplica-nos-doentes-com-dmt2-2/

Notícias Recentes