Combata a depressão com a alimentação

Combata a depressão com a alimentação

Nos últimos anos, no campo da psiquiatria, um número crescente de pesquisas tem mostrado que a alimentação não só tem um papel crucial na saúde física como também na saúde mental.
Uma metanálise recente publicada sobre os efeitos da nutrição na saúde mental descobriu que “manter uma dieta saudável, em particular uma dieta mediterrânea tradicional, e evitar uma dieta proinflamatória parece dar uma certa proteção contra a depressão em estudos observacionais. Isso proporciona uma base de evidência razoável para avaliar o papel das intervenções dietéticas para prevenir a depressão”.
Segundo Drew Ramsey, psiquiatra e professor, o ómega-3, magnésio, fibras, zinco, ferro, além das vitaminas C, B1, B9 e B12 devem ser os alimentos em destaque para combater a depressão. “Em alguns estudos, a comida correta diminuiu em 50% o risco de depressão”, diz Ramsey.
De acordo com Vicent Balanzá, professor de psiquiatria e psicologia médica da Universidade de Valência, picos elevados de açúcar “podem imitar desde uma crise de ansiedade a um ataque de pânico” e “os períodos prolongados de jejum, em que são gerados estados hipoglicemiantes — caracterizados pela diminuição dos níveis de açúcar no sangue —, podem simular sintomas de depressão”.

Publicado em 27-06-2019

Notícias Recentes