Centro Hospitalar Universitário Lisboa Central realiza a sua 30.ª cirurgia.
A equipa de Cirurgia Torácica do Hospital de Santa Marta, inserido no Centro Hospitalar Universitário Lisboa Central (CHULC), realizou a 30.ª cirurgia robótica (Robotic Assisted Thoracic Surgery – RATS) utilizando o sistema DaVinci XI, depois de ter realizado a primeira intervenção do género no Serviço Nacional de Saúde, em março de 2022.
As cirurgias, que decorreram no Bloco Operatório do Hospital de Curry Cabral, incluíram diferentes tipos de procedimentos para o tratamento do cancro do pulmão, bem como para o tratamento de outras doenças malignas e benignas de outros compartimentos do tórax, e ainda correção de uma hérnia diafragmática.
A RATS permite a realização de forma segura e precisa de múltiplas cirurgias torácicas. A utilização do robô garante, na maioria dos casos, um menor tempo de internamento (em média inferior a 48 horas) com uma melhoria do controlo da dor no pós-operatório imediato.
A equipa tem, atualmente, dois cirurgiões de consola certificados e dois outros clínicos certificados como cirurgiões ajudantes, sendo que o objetivo passa agora pela realização de cirurgias com grau de complexidade progressivamente maior, enquanto mais cirurgiões se tornam autónomos nesta técnica, aumentando assim o número de intervenções realizadas.
A evolução tecnológica tem permitido oferecer aos doentes abordagens cada vez menos invasivas para as intervenções cirúrgicas necessárias para a cura, diagnostico e paliação de múltiplas patologias do foro torácico.
Para saber mais, consulte:
CHULC – https://www.chlc.min-saude.pt/
Publicado em 21-01-2023Fonte: https://www.sns.gov.pt/noticias/2023/01/20/cirurgia-toracica-robotica/