Cirurgia endoscópica da coluna

Cirurgia endoscópica da coluna

CHUCB recebe selo de qualidade que o certifica como centro de excelência

O Serviço de Ortopedia do Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira (CHUCB) recebeu o selo de qualidade que o certifica como centro de excelência em cirurgia endoscópica da coluna, atribuído pela RIWOSpine, uma das academias de endoscopia de coluna mais conceituadas a nível internacional. 

A referenciação de excelência é atribuída aos centros que reúnem características como: condições logísticas otimizadas, alto volume de cirurgias, elevado grau de complexidade das cirurgias, produção científica e formação de cirurgiões de outros hospitais.  

Com tecnologia e equipamentos de topo, cerca de 140 endoscopias realizadas no tratamento de patologia lombar e cervical desde julho de 2020, vários trabalhos publicados em congressos e revistas internacionais e a prestar formação e apoio cirúrgico a vários ortopedistas e neurocirurgiões de todo o país, o Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira torna-se assim no primeiro centro de excelência em cirurgia endoscópica da coluna de toda a Península Ibérica. 

A cirurgia endoscópica da coluna é uma técnica inovadora que tem como objetivo a descompressão das estruturas neurológicas, medula e raízes nervosas, através de uma abordagem minimamente invasiva, muito menos agressiva para o doente e por isso também mais segura, com internamentos mais curtos (regra geral de 1 dia), menos complicações associadas, praticamente sem risco de infeção e capaz de proporcionar uma recuperação mais rápida e com menos dor. 

O CHUCB informa que através desta abordagem endoscópica, minimamente invasiva, o Serviço de Ortopedia do CHUCB, sob direção do António Figueiredo, intervencionou pela primeira vez, no dia 20 de abril, uma hérnia cervical. Esta cirurgia permite tratar patologia cervical evitando fusões de disco, que nas indicações corretas, traz vários benefícios para a recuperação do doente. Foi realizada pelo ortopedista do CHUCB, Alfredo Carvalho, com o apoio do diretor clínico da RIWOSpine, Ali Guven.

Para saber mais, consulte:

CHUCB > Notícias

Publicado em 23-04-2022

Fonte: https://www.sns.gov.pt/noticias/2022/04/22/cirurgia-endoscopica-da-coluna/

Notícias Recentes