CHULN | Ensaios Clínicos

CHULN | Ensaios Clínicos

Hospital de Santa Maria vai abrir centro de ensaios em oncologia.

Vai entrar em funcionamento ainda este ano, no Hospital Santa Maria, inserido no Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (CHULN), um centro de ensaios clínicos de fase 1 em oncologia, que permitirá incluir 150 doentes por ano.

De acordo com Luís Costa, diretor do serviço de Oncologia, o CHULN foi identificado como parceiro do START, «um grande consórcio internacional de estudos clínicos fase 1», para abrir uma unidade em Portugal, nomeadamente em Lisboa.

O oncologista destacou a importância destes centros de investigação porque permitem «dar uma oportunidade» aos doentes que já não têm alternativas terapêuticas de poderem beneficiar de um tratamento na fase inicial.

Os ensaios clínicos de fase 1 são responsáveis por identificar a segurança, a posologia e os sinais de eficácia numa fase muito precoce da experimentação humana. Se não forem bem conduzidos podem excluir para o futuro alternativas terapêuticas que seriam muito válidas para o progresso na cura do cancro, sendo por isso a seleção de centros para investigação «extremamente criteriosa por parte dos detentores dos potenciais novos medicamentos».

Para Luís Costa, estes ensaios significam também «um ganho muito grande do ponto de vista de aproximação da ciência para o doente». Esta é a fase em que nós avaliamos com todo o detalhe como é que um princípio científico de luta contra o cancro é ou não é realizável em termos de ganhos clínicos para o doente», explicou.

O centro de ensaios estará operacional até final do ano e prevê-se que, em fase de pleno funcionamento, possa incluir entre 150 a 200 doentes com diferentes tipos de cancro, disse, salientando que os gastos com exames, medicamentos, análises são assegurado pelo projeto, significando um ganho para o hospital.

Numa primeira fase estará localizado no piso 9 do Hospital de Santa Maria, estando acordado a construção de um novo espaço, próximo dos serviços de Oncologia e do Serviço de Radioterapia, que acolherá as instalações definitivas do START-Lisboa.

O START é um consórcio internacional que tem centros em Santo António do Texas, em Michigan, em Madrid, em Xangai e em Taipé, sendo o maior centro associado para ensaios de fase 1 a nível mundial.

Desde 2020, que o conselho de administração do CHLN e a Direção do START desenvolveram esforços para a concretização do projeto, que culmina esta quinta-feira, 9 de junho, com a assinatura de um contrato de colaboração entre as duas instituições.

Para saber mais, consulte:

CHULN – https://www.chln.min-saude.pt/

Publicado em 10-06-2022

Fonte: https://www.sns.gov.pt/noticias/2022/06/09/chuln-ensaios-clinicos/

Notícias Recentes