CHUCB | Cirurgia endoscópica da coluna

CHUCB | Cirurgia endoscópica da coluna

Centro Hospitalar com técnica inovadora e «minimamente invasiva».

O Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira (CHUCB) implementou, em julho de 2020, a cirurgia endoscópicas da coluna, uma técnica inovadora e «minimamente invasiva» que já abrangeu mais 40 doentes.

O CHUCB informa, em comunicado, que o precursor da técnica naquele centro hospitalar é Alfredo Carvalho, médico especialista de ortopedia, com formação na área da coluna realizada durante o internato partilhado entre o CHUCB e o Hospital de São João, e com formação na área específica da endoscopia da coluna, realizada na Alemanha.

Segundo centro hospitalar, a cirurgia endoscópica da coluna tem como «objetivo a descompressão das estruturas neurológicas, medula e raízes nervosas, através de uma abordagem minimamente invasiva, muito menos agressiva para o doente e por isso também mais segura».

Este tipo de cirurgia também tem «internamentos mais curtos (regra geral de um dia), menos complicações associadas, praticamente sem risco de infeção», e que é «capaz de proporcionar uma recuperação mais rápida e com menos dor».

Taxa de sucesso e de satisfação entre os doentes é na ordem dos 85%

O CHUCB também explica que, embora já se realize há alguns anos em países como a Alemanha, Coreia do Sul e Japão, em Portugal esta técnica conta apenas com dois ou três anos de existência.

Permite «tratar hérnias e estenoses lombares, a partir de uma incisão inferior a um centímetro, através da qual é inserida uma cânula milimétrica que integra uma câmara para visualização das estruturas anatómicas a tratar, sem lesar os tecidos adjacentes, que devem ser preservados», acrescenta.

Citado na nota de imprensa, o Diretor do Serviço de Ortopedia do CHUCB, António Figueiredo, regozija-se com os resultados que têm sido obtidos para o doente e adianta que, tendo em conta que o CHUCB foi pioneiro nesta área, está previsto que seja um centro de referência ibérico, onde outros colegas possam aprender a técnica. O CHUCB acrescenta que tal já tem vindo a decorrer e que há várias formações agendadas no decorrer das próximas semanas.

Por seu turno, igualmente citado na nota, o médico responsável por ter introduzido a nova técnica nesta unidade hospitalar, Alfredo Carvalho, destaca o apoio e confiança que tem recebido neste centro hospitalar, considerando mesmo que «muitas vezes nos hospitais centrais é mais difícil começar com técnicas novas e sobretudo especialistas em início de carreira terem acesso a essas oportunidades».

Lembrando que a taxa de sucesso e de satisfação entre os doentes é na ordem dos 85%, o CHUCB também anuncia que vai iniciar, dentro em breve, a realização deste procedimento em regime de ambulatório, permitindo ao doente sair do hospital no próprio dia da cirurgia e pelo próprio pé.

Para saber mais, consulte:

CHUCB > Notícias

Publicado em 20-03-2021

Fonte: https://www.sns.gov.pt/noticias/2021/03/19/chucb-cirurgia-endoscopica-da-coluna/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=chucb-cirurgia-endoscopica-da-coluna

Notícias Recentes