CHEDV | Projeto NeoNeuro

CHEDV | Projeto NeoNeuro

Equipa de Neurologia ganha bolsa com projeto inovador em demência.

A equipa do Serviço de Neurologia do Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga (CHEDV) ganhou uma das bolsas atribuídas pelo programa Building Better Tomorrow, liderado pela Roche, para inovação na área das demências.

No âmbito deste programa, quatro projetos de startups vão avançar para seis pilotos em hospitais e unidades de saúde portuguesas, para aplicar soluções inovadoras que melhorem a vida das pessoas com demência.

NeoNeuro é o projeto a implementar no CHEDV, que tem como objetivo fazer uma previsão da possibilidade de um doente ter doença de Alzheimer, de uma forma não invasiva e mais simples, mediante uma análise ao sangue com um protocolo e um equipamento próprio. Este projeto será implementado pela equipa da Consulta de Memória do Serviço de Neurologia do CHEDV, com a colaboração do Serviço de Patologia Clínica.

Um outro projeto, denominado iLoF, será implementado no Centro Hospitalar Universitário de São João e na Luz Saúde, através de uma base de perfis biológicos e biomarcadores que fornece ferramentas para uma triagem mais rápida e portátil de risco de demência, usando nomeadamente inteligência artificial.

Até setembro de 2022, as startups selecionadas vão estar focadas em trabalhar em soluções adaptadas a três desafios-chave previamente estabelecidas pelos parceiros: a educação e prevenção da doença; o diagnóstico precoce e melhorado; e a gestão da doença e apoio a doentes e cuidadores. Após esta data, as soluções vão ser testadas no contexto real e apresentadas ao ecossistema de saúde.

Para saber mais, consulte:

CHEDV > Notícias

Publicado em 13-05-2022

Fonte: https://www.sns.gov.pt/noticias/2022/05/12/chedv-projeto-neoneuro/

Notícias Recentes