Cancro da Próstata: Radioterapia só deve ser utilizada em caso de recidiva

Cancro da Próstata: Radioterapia só deve ser utilizada em caso de recidiva

A radioterapia pode não ser necessária no tratamento do cancro da próstata. Deve antes fazer parte da terapêutica caso haja sinais de recidiva bioquímica da doença e não ser utilizada em todos os pacientes. Este é a mais recente recomendação de um conjunto de especialistas em radioterapia aplicada no cancro da próstata, após discutirem os novos dados apresentados na Reunião Anual da Sociedade Europeia de Oncologia Médica.

Os novos dados foram obtidos através de uma investigação, cujo objetivo era que comparava os resultados de uma radioterapia adjuvante (através do estudo RADICALS-RT) com os resultados de uma meta-análise prospetiva de três desses estudos (ARTISTIC). Estes demonstram que a suspensão da radioterapia e a monitorização dos indivíduos após serem submetidos a uma prostatectomia, bem como a realização da radioterapia de resgate precoce (TRS) – quando os primeiros sinais de recorrência bioquímica são observados -, produzem resultados numa fase mais precoce, o que parece ser um pouco melhor do que a aplicação da radioterapia adjuvante em todos os pacientes.

“As técnicas provavelmente são iguais”, explicou Gert de Meerleer, radio-oncologista no Hospital Universitário de Leuven, na Bélgica. Contudo, declara que existe uma vantagem na abordagem da terapia de resgate: muitos homens são “poupados” a uma terapêutica desgastante como é o caso da radioterapia, uma vez que, em alguns casos, não traz quaisquer benefícios para o paciente (muito pelo contrário, devido à fragilização do sistema imunitário).

Ainda assim, o radio-oncologista afirmou que os homens cuja terapêutica não inclui a radioterapia como tratamento imediato devem ser monitorizados, sendo que a radioterapia de resgate deve ser administrada “precocemente” – quando os níveis do PSA chegam, no máximo, aos 0,2 ng/mL.

Para que fosse possível obter estas conclusões, a investigação contou com a participação de 1396 doentes com um acompanhamento médio de 5 anos.

 

Publicado em 10-10-2019

Fonte: https://saudeonline.pt/2019/10/09/cancro-da-prostata-radioterapia-so-deve-ser-utilizada-em-caso-de-recidiva-2/

Notícias Recentes