ARS Norte |Residência de Apoio Moderado

ARS Norte |Residência de Apoio Moderado

Primeira unidade da RNCCI na área de Saúde Mental na região Norte. 

A Administração Regional de Saúde do Norte (ARS Norte) anunciou o início de atividade de mais uma Unidade da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI), a primeira da Região na área da Saúde Mental, da tipologia de Residência de Apoio Moderado, na Associação de Solidariedade Social S. Pedro, em Valpaços com a lotação de 16 camas de internamento.

Além desta nova resposta, a Associação de Solidariedade Social S. Pedro constituiu, ainda no âmbito dos Cuidados Continuados Integrados, uma Equipa de Apoio Domiciliário (8 visitas/dia) cuja área de influência se estende ao concelho de Vila Pouca de Aguiar e ao concelho de Valpaços.

O investimento permite que a ARS Norte/Ministério da Saúde, em parceria com o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, disponibilize junto das populações as primeiras 16 camas de Residência de Apoio Moderado, prosseguindo, assim, o alargamento assistencial nesta área da prestação de Cuidados Continuados.

A Administração Regional de Saúde do Norte, no âmbito da RNCCI dispõe, desde 22 de novembro, de:

Cuidados Gerais

332 camas de Convalescença; 976 camas de Média Duração e Reabilitação; 1 716 camas de Longa Duração e Manutenção; 1 619 lugares de Equipas de Cuidados Continuados Integrados; Pediatria: 17 camas de Cuidados Pediátricos Integrados; 20 lugares de Ambulatório Pediátrico;

Saúde Mental

16 camas de Residência de Apoio Moderado 55 lugares em Unidade Socio-Ocupacional; 32 visitas/dia em Equipa de Apoio Domiciliário; 14 lugares Residência Autónoma; 24 lugares de Residência de Apoio Máximo; 7 lugares em Residência de Treino de Autonomia tipo A – Infância e Adolescência; 10 lugares Unidade Socio-Ocupacional infância e adolescência.

De acordo com a ARS Norte, a capacidade total instalada é, agora, de 4 863, sendo 3127 os lugares de internamento, 85 os lugares em ambulatório e 1651 os lugares domiciliários, a que corresponde um encargo financeiro anual por parte do Ministério da Saúde, na ordem de 61 milhões de euros.

Para saber mais, consulte:

 

Administração Regional de Saúde do Norte – Notícias

 

Publicado em 27-11-2021

Fonte: https://www.sns.gov.pt/noticias/2021/11/26/ars-norte-residencia-de-apoio-moderado/

Notícias Recentes