A transformação digital em saúde

A transformação digital em saúde

Lacerda Sales participa no XI Fórum Saúde para o Século XXI.

“A transformação digital é uma realidade e constitui hoje o dia a dia do Serviço Nacional de Saúde, contribuindo, de uma forma determinante, para tornar o SNS mais coeso, integrador, eficiente, simplificado, e próximo do cidadão”, afirmou, este sábado, o Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, no XI Fórum Saúde para o Século XXI, que decorreu na Universidade de Aveiro.

Na sessão de encerramento, Lacerda Sales reconheceu que a pandemia acelerou a transformação digital na saúde, mas frisou que esta já era uma realidade antes de o país ser confrontado com esta crise sanitária. “Veja-se, por exemplo, o êxito da Receita Sem Papel. Em 2019, já mais de 9 em cada 10 receitas eram eletrónicas”, disse, referindo também o sistema robusto que permitiu o armazenamento, a monitorização, a entrega e a administração correta de mais de 22,5 milhões de vacinas contra a Covid-19, bem como o seu registo e consulta em tempo real.

Durante a pandemia, prosseguiu, “desenvolvemos ferramentas, criámos respostas inovadoras e conquistámos ganhos a vários níveis, que não só devemos aproveitar, como temos obrigação de potenciar e ampliar.”

O Secretário de Estado destacou, ainda, que “é necessário continuar a investir na modernização da infraestrutura tecnológica do ecossistema da saúde” e, em simultâneo, “continuar a reforçar os mecanismos de proteção dos sistemas de informação das instituições e dos organismos da saúde”.

Publicado em 02-05-2022

Fonte: https://www.sns.gov.pt/noticias/2022/05/01/a-transformacao-digital-em-saude/

Notícias Recentes