Agenda de Eventos

Eventos Próximos

Hoje (18-09-2021) está a decorrer 3 evento

1º Curso de Pós-Graduação em Geriatria Clínica da Sociedade Portuguesa de Geriatria e Gerontologia
Hoje

Coordenadores do Curso: Prof. Ovídio Costa, Prof. Manuel Carrageta, Prof. Agostinho Monteiro

Destinatários: Licenciados em Medicina ou detentores do Mestrado Integrado em Medicina

Início de inscrições: 15 de abril de 2020

Introdução

O envelhecimento da população coloca desafios críticos aos políticos, famílias e indivíduos, mas também traz várias oportunidades, como por exemplo a oportunidade de viver mais tempo e de usufruir maior qualidade de vida, envelhecendo saudavelmente. O envelhecimento é inevitável e irreversível mas, os recursos atuais na área da prevenção e dos cuidados de saúde têm permitido, em variadíssimas doenças, o aumento do número de “sobreviventes” e uma evolução mais lenta da sua história natural e complicações associadas.

O aumento da esperança média de vida irá, muito em breve, originar aquilo que Kalache resolveu chamar de “revolução da longevidade”, tais são as repercussões destes factos, demográfico e epidemiológico, na sociedade atual.

Objetivos gerais

Este programa visa dotar o médico prático dos conhecimentos e das habilidades no campo da medicina geriátrica e habilitá-lo a lidar com os problemas particulares do doente idoso, com um foco muito especial na prevenção da doença e na melhoria da qualidade de vida. Hoje em dia, o médico que se preocupa com o doente idoso, tem que ser capaz de diferenciar o envelhecimento normal do envelhecimento anormal e reconhecer as apresentações típicas e atípicas das doenças mais frequentes e suscetíveis de tratamento ou reabilitação.

Contactos para inscrição:

Telefone: 21 358 43 80 | Telemóvel: 91 849 44 68

e-mail: geral@spgg.com.pt | cursogeriatriaspgg@gmail.com (coordenação do curso)

Mais informação: https://spgg.online/

Termina a 2021-11-27.
50.º Reunião da Sociedade Portuguesa de Cirurgia Plástica e Reconstrução Estética
Hoje

Estando inicialmente prevista realizar-se em 2020, a 50.ª Reunião da Sociedade Portuguesa de Cirurgia Plástica e Reconstrução Estética (SPCPRE) foi adiada devido à pandemia por covid-19 e vai decorrer nos dias 16, 17 e 18 de setembro de 2021.

O evento é organizado pelo Serviço de Cirurgia Plástica do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (CHULN). Victor Santos Fernandes, diretor deste Serviço, é precisamente o presidente do Congresso.

Como seria expectável, dado tratar-se da 50.ª reunião, a Comissão Organizadora pretende que este seja "um marco importante" na vida da SPCPRE.

Termina a 2021-09-18.
68.º Congresso da Sociedade Portuguesa de ORL e Cirurgia Cabeça Pescoço - SPORL 2021
Hoje

A Sociedade Portuguesa de Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SPORL-CCP), presidida por Jorge Spratley, vai realizar o seu 68.º Congresso ao longo dos dias 17, 18 e 19 de setembro de 2021. 

O evento decorrerá em Viseu, em simultâneo com o XVIII Congresso Luso-Espanhol de ORL.

Jorge Spratley

O programa pode ser consultado aqui.

Para mais informações:

cristinavicente@veranatura.pt

Termina a 2021-09-19.
II Congresso Internacional da Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala - SPTF 2021
De 23-09-2021 a 25-09-2021.
Ageing Congress 2021 - Novos paradigmas do envelhecimento
De 25-09-2021 a 28-09-2021.
9.º Congresso Global da Fragility Fracture Network - FFN 2021

"Ensuring smooth transitions in fracture care and management" é o lema do 9.º Congresso Global organizado pela Fragility Fracture Network (FFN). O evento vai realizar-se em formato online, de 28 a 30 de setembro de 2021.

O primeiro dia é dedicado à realização de três encontros regionais, promovidos pelas comissões da Ásia-Pacífico, Europa e América Latina, e de workshops digiridos especificamente a enfermeiros e fisioterapeutas.

De acordo com a Comissão Organizadora, o lema escolhido para esta 9.ª edição do Congresso da FFN remete para a necessidade dos cuidados após a fratura envolverem profissionais de múltiplas disciplinas, bem como de famílias e amigos.

Ao longo dos três dias serão abordadas várias questões relacionadas com fraturas de fragilidade (especialmente da anca e da coluna vertebral), osteoporose, gestão da fratura, prevenção e reabilitação da fratura.

De 28-09-2021 a 30-09-2021.
38.º Encontro Nacional de Medicina Geral e Familiar
De 29-09-2021 a 02-10-2021.
Reunião Científica da Associação Portuguesa de Diagnóstico Pré-Natal
De 01-10-2021 a 02-10-2021.
27.º Congresso Nacional de Medicina Interna - CNMI 2021

Entre os dias 2 e 5 de outubro de 2021 realiza-se o 27.º Congresso Nacional de Medicina Interna, sob o lema "Valorizar a Medicina Interna".  

Pela primeira vez, o grupo de internistas a organizar o principal evento nacional da área integra um hospital privado. Para Alexandra Bayão Horta, presidente do Congresso, tal decisão não ocorreu por mero acaso:

“Desde que abriu portas, o Hospital da Luz Lisboa (HLL) fez uma aposta absolutamente diferenciadora na Medicina Interna, tornando-a na especialidade médica central da organização clínica do hospital."

"Assumir o papel integrador e coordenador do tratamento hospitalar do doente”

Para a diretora do Serviço de Medicina Interna do HLL, este novo desafio vai ao encontro do trabalho desenvolvido ao longo dos anos. “Todos os dias procuramos que a Medicina Interna tenha cada vez mais médicos capazes de assumir o papel integrador e coordenador do tratamento hospitalar do doente”, frisa.

 

Os internistas participam assim em várias áreas, sendo responsáveis, além da consulta de ambulatório, pelo internamento de todos os doentes adultos médicos, pela assistência médica em internamento dos doentes cirúrgicos mais complexos, "num sistema de cogestão com as especialidades cirúrgicas".

Além de assumirem a urgência interna de adultos e a chefia das suas equipas, participam ainda nos grupos multidisciplinares de decisão terapêutica e na quase totalidade das comissões técnicas hospitalares.

Alexandra Bayão Horta menciona mesmo que “este papel nuclear atribuído à Medicina Interna no funcionamento do HLL foi e continuará a ser uma inovação no contexto do sistema de saúde português”.

“Valorizar a Medicina é também inovar”

Também na organização do Congresso está Luís Duarte Costa, diretor do Serviço de Urgência de Adultos, assumindo funções de secretário-geral. Para o especialista, “valorizar a Medicina é também inovar”, daí que o HLL tenha criado uma unidade de saúde familiar (USF) dentro do Hospital.

O médico sublinha que “a proximidade com a Medicina Geral e Familiar (MGF) é uma das apostas da SPMI, assim como do Congresso". Nesse sentido, acrescenta: "Queremos valorizar os médicos generalistas - médico de família e internista – quer no doente agudo como no crónico.”

 

Sérgio Garção Baptista, João Sá, Alexandra Bayão Horta e Luís Duarte Costa

A propósito do investimento que está a ser feito na preparação de cursos pré-congresso, Sérgio Garção Baptista, responsável pela componente financeira do evento, sublinha que       “o internista precisa de ter uma formação contínua de qualidade, eminentemente prática e focada no doente”.

A Comissão Científica fica a cargo do internista João Sá, que recebeu, em 2019, o Prémio Nacional de Medicina Interna.

O programa pode ser consultado 
aqui.

De 02-10-2021 a 05-10-2021.