Nos últimos 8 anos fecharam 150 farmácias em Portugal

15/03/2019

Nos últimos oito anos, 150 farmácias encerraram em Portugal. Este fenómeno foi visível em todo o país, mas é preocupante em zonas menos movimentadas. O presidente da Associação Nacional das Farmácias (ANF), Paulo Duarte, explica que, no mesmo período, até abriram mais do que as que encerraram – cerca de 200 – mas que, neste processo, houve um fenómeno de concentração em zonas mais urbanas.


Paulo Duarte, identifica um problema de desigualdade entre os estabelecimentos farmacêuticos, uma vez que uma farmácia maior situada num sítio com mais pessoas, pode praticar descontos maiores do que uma farmácia mais pequena situada num local mais isolado.


De acordo com os números da ANF, há 2922 farmácias em Portugal, 679 das quais estão em risco devido a situações de insolvência ou penhora.


Alargar o tipo de serviços que as farmácias de comunidade prestam, evitar que as pessoas tenham que se dirigir aos hospitais para ir apenas buscar medicamentos ou possibilitar que as farmácias dêem mais acompanhamento a doentes crónicos, como são os casos de diabetes ou asma, são algumas das propostas referidas pelo presidente da associação.


Eram precisas quatro mil subscrições para a ANF levar as suas propostas a discussão no parlamento, mas já foram entregues 56 mil assinaturas. A campanha continua até 31 de Março.


Ver anexo

« voltar

Área Reservada a Farmácias



Recuperar Password
Criar página para farmácia online
Saiba porque deve registar a sua Farmácia

Criação e desenvolvimento de Web Sites Facebook 2019 © Portal de Farmácias, Todos os direitos reservados.