Formação de colheita de órgãos para transplantação

10/01/2019

Para a realização do Programa de Paragem Cardiorrespiratória Refratária e Colheita de Órgãos em Dador em Paragem Cardiocirculatória Não Controlada, a Delegação Regional do Centro do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) realizou quatro formações.


Ministrada com o Serviço de Medicina Intensiva do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), estas formações tiveram como objectivo a contextualização dos operacionais das Viaturas Médicas de Emergência e Reanimação (VMER) sobre o desempenho esperado dos serviços de emergência pré-hospitalar e a sua articulação com o serviço hospitalar de referência na operacionalização do projecto «Programa de Colheita de Órgãos em Paragem Cardiocirculatória».


Desde 2016 que este tipo de programas tem vindo a ser implementado em Portugal, com a criação no Centro Hospitalar de São João, no Porto, do programa-piloto. Devido aos resultados positivos, o programa foi também implementado nos Centros Hospitalares de Lisboa.


Os programas de colheita de órgãos em vítimas de paragem cardiocirculatória não controlada requerem o trabalho integrado de várias instituições do Serviço Nacional de Saúde, desde as unidades hospitalares ao Instituto Português do Sangue e da Transplantação, tendo o INEM e as suas equipas pré-hospitalares, um papel indispensável em todo este processo.



« voltar

Área Reservada a Farmácias



Recuperar Password
Criar página para farmácia online
Saiba porque deve registar a sua Farmácia

Criação e desenvolvimento de Web Sites Facebook 2019 © Portal de Farmácias, Todos os direitos reservados.