Associação de Farmácias lança projeto inovador para recolha de seringas dos cidadãos

04/07/2019

Foi lançado no Porto, pela Associação de Farmácias de Portugal (AFP), um projeto piloto inovador que se destina à recolha das seringas dos diabéticos, bem como de todos os cidadãos que necessitam de medicamentos injetáveis em ambulatório. O projeto está restrito até ao final do ano a 10 farmácias do Norte, mas o pretendido é que seja alargado a todas as farmácias do país.
O projeto inicia-se em farmácias dos concelhos do Porto, Vila Nova de Gaia, Matosinhos, Gondomar, Braga e Vila Verde. Segundo a presidente da AFP, Manuela Pacheco, “até ao final do ano teremos tempo de contabilizar, fazer um cálculo do que foi efetivamente recolhido. Penso que teremos um indicador robusto para apresentar às entidades competentes e fazer ver que é uma mais-valia e que deveria haver apoio para constituir um programa nacional”.
Até ao momento não existem soluções específicas no mercado para este tipo de resíduos, a maior parte dos diabéticos acaba por deitar as seringas usadas no lixo doméstico, o que poderá resultar num problema de saúde pública. A apresentação do projeto contou também com a presença da Bastonária da Ordem dos Farmacêuticos, Ana Paula Martins, que considerou tratar-se de um projeto muito importante, em termos ambientais de saúde pública.



« voltar

Área Reservada a Farmácias



Recuperar Password
Criar página para farmácia online
Saiba porque deve registar a sua Farmácia

Criação e desenvolvimento de Web Sites Facebook 2019 © Portal de Farmácias, Todos os direitos reservados.